Apesar de serem cirurgias muito comuns, as cirurgias de catarata (facetomia) e retina (vitrectomia) ainda carregam muitos mitos com verdades e mentias que devem ser desvendadas.
Quando falamos em pós operatório, nosso primeiro e maior cuidado deve ser com risco de infeção ocular, portando noções de higiene e uso de colírios antibióticos e anti-inflamatórios devem ser bem esclarecidos.
Sempre que manipular os olhos e as medicações, as mãos devem ser bem lavadas com água corrente e sabão e secas com papel descartável. O secar dos olhos deve ser com lenço de papel descartável ou gaze. Já a limpeza dos olhos deve ser realizada com soro fisiológico apenas fora dos olhos. Dentro os olhos, devemos usar apenas os colírios recomendados em prescrição médica.
Durante as primeiras horas de pós operatório é recomendado uso de tampões que podem ser feitos de acrílico ou adesivos. A recomendação de tempo de retirada vai depender do tipo de cirurgia e anestesia utilizada. O tampão de acrílico funciona como protetor mecânico e pode ser utilizado durante as primeiras noites de sono, podendo ser reutilizado e higienizado.
Os esforços físicos intensos como carregar peso, corrida e esportes aquáticos devem ser evitados. Porem caminhadas leves, leitura e uso computadores e celulares é permitido.
Alimentos conhecidos como “remosos” que incluem carne de porco, peixes e fruto do mar, além de frituras devem ser consumidos de forma moderada e equilibrada.
O uso de fogão ao cozinhar é sempre uma pergunta frequente e que ainda gera muitas dúvidas. Não há uma contra indicação formal para o uso, porem é recomendado não se expor ao calor por tempo excessivo.
Quanto ao uso dos óculos escuros, a maioria dos pacientes apresenta sensibilidade excessiva à luz (fotofobia) no pós operatório e assim os óculos podem auxiliar no alívio dos sintomas. Porém em pacientes assintomáticos, o uso não é obrigatório.
É muito importante que os pacientes e acompanhantes estejam sempre atentos a qualquer sinal de complicação como dor intensa, baixa visual severa, vermelhidão e inchaço (edema) excessivo. Caso o paciente apresente alguns dos sintomas, deve procurar atendimento oftalmológico de urgência.
Seguir os cuidados e recomendações de maneira correta ajudará a garantir uma recuperação mais rápida e tranquila, obtendo como consequência um melhor resultado visual.
Em caso de dúvidas, entre em contato.