Venha saber qual a finalidade do laser (fotocoagulação à laser) na retina

A fotocoagulação a laser é um procedimento realizado em consultório oftalmológico em que se usa um feixe de luz para realizar pequenas queimaduras em algumas camadas da retina em lugares específicos.

O laser tem diversas funções e é muito utilizado para tratar diferentes doenças da retina. Uma das principais formas de uso é nas isquemias retinianas (áreas onde não circulam sangue de forma adequada) e na presença de neovasos (vasos anômalos) para evitar sangramentos, desenvolvimentos de trações retinianas, glaucoma neovascular ou até mesmo de descolamento de retina. As isquemias são muito comuns na Retinopatia Diabética Proliferativa e nos Infartos (Oclusões) Venosas da Retina e na Retinopatia da Prematuridade.

Uma outra grande função do laser é a selar a retina (tecido que recobre o olho por dentro) em sua parece posterior (que a coroide e a esclera), criando uma adesão permanente das duas camadas. Assim, ele é realizado em áreas de fragilidade da retina como as Lattices, pequenas roturas e rasgaduras da retina e descolamentos para evitar a progressão do Descolamento de Retina.

A depender a condição ocular do paciente, pode ser necessário realizar mais de uma sessão de fotocoagulação para alcançar o objetivo final de tratamento. É muito comum que logo após o procedimento, o paciente apresenta uma turvação visual transitória que melhora rapidamente.

Apesar de pouco doloroso, ele é um tratamento eficaz e permanente, com grande capacidade de evitar complicações futuras em doenças graves. Não deixe de realizar o tratamento adequado de forma precoce e objetiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima